DESCEM SEMPRE DE NOITE OU DIA , SÃO SOLDADOS DESCONHECIDOS BOINAS VERDES SÃO DESTEMIDOS

DESCEM SEMPRE DE NOITE OU DIA , SÃO SOLDADOS DESCONHECIDOS BOINAS VERDES SÃO DESTEMIDOS
QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM

HOMENAGEM AOS PÁRAQUEDISTAS VETERANOS QUE SALTARAM DE UM AVIÃO IGUAL A ESTE

HOMENAGEM AOS PÁRAQUEDISTAS VETERANOS QUE SALTARAM DE UM AVIÃO IGUAL A ESTE
JUNKER - JU 52 / 3

R. C. P. GLORIOSOS CAÇADORES PÁRAQUEDISTAS A MARCHAR NO 10 DE JUNHO DE 1970

PARA OS EX. COMBATENTES QUANDO É QUE AS GUERRAS ACABAM ?

NÃO É BOINA VERDE QUEM QUER MAS SIM QUEM CONSEGUE COM O SEU SANGUE SUOR E LÁGRIMAS

MUSEU DESAPARECIDO DOS CAÇADORES PÁRAQUEDISTAS BOINAS VERDES DE PORTUGAL

MUSEU TEMÁTICO DOS PÁRAQUEDISTAS DESAPARECEU ! ONDE ESTÁ?

VALE A PENA RECORDAR ! ISTO É QUE É MARCHAR Á PÁRAQUEDISTA VERDADEIRO

GLORIOSOS PÁRAQUEDISTAS BOINAS VERDES

CONTRIBUTO AOS EX. COMBATENTES DA GUERRA DE ÁFRICA

EX.COMBATENTES, SEGUNDO A LEI ESTES SERVIÇOS TAMBEM SÃO NOSSOS

PÁRAQUEDISTAS EM MISSÕES HUMANITÁRIAS IMAGENS INÉDITAS

CAMARADA EX. COMBATENTE O SEU E NOSSO GRITO DE REVOLTA

PORTUGAL NA ACTUALIDADE ,VERDADE INCONTESTADA

29/03/2013

PÁRAQUEDISTAS BOINAS VERDES OU COMANDOS DE BOINA VERDE?


Caros Camaradas Páraquedistas

Á uns tempos atrás tentei desmistificar e antecipadamente informar com verdade, alguns camaradas Páraquedistas Militares Boinas Verdes, sobre um tema que provocou alguma polémica entre a nossa Família Páraquedista verdadeira porque alguns camaradas se recusavam a aceitar que os Páraquedistas Boinas Verdes Militares iriam acabar, terminando um ciclo quando o ultimo de nós, os verdadeiros Boinas Verdes morrer-mos.

Este tema ainda está actual e a fazer ainda alguma confusão a camaradas menos informados e até alguns com alguma informação, mas que ao verem uma Boina Verde na Cabeça de um militar, pensam estar perante um verdadeiro Páraquedista Boina Verde Militar lhe prestam vassalagem e não estão a ver as diferenças, nem as consequências actuais e no futuro do seu acto.

Posto isto resolvi retomar este tema polémico apenas e só para dar a minha opinião sobre este assunto, sem querer condicionar o pensamento seja de quem for, mas tão só informar com a convicção e tristeza que me move, pelo facto de a nossa Boina Verde e a imagem dos Verdadeiros Páraquedistas Militares e Boinas Verdes, estar desde á uns tempos a ser desvirtuada, confundida, delapidada, maltratada, por uma outra força militar pertencente ao Exercito que usa duas Boinas, sendo uma a Nossa Verde e outra a Vermelha dos Comandos por conveniência, ou seja, quando é preciso usam a Verde, noutras ocasiões os mesmos soldados usam a Vermelha dos Comandos, que é a sua verdadeira boina de origem.

Posso-vos informar com verdade que conheço militares Comando que não fizeram sequer o Curso de Paraquedismo, mas ostentam na mesma a Nossa Boina Verde como se a tivessem ganho.

Caros Camaras Páraquedistas Boinas Verdes, todos vós sabeis como, quando, por quem e porquê, foi Instituída a Boina Verde em Portugal.

Durante cerca de seis décadas, definiu essa boina, juntamente com as asas, o paraquedas e a esfera armilar, símbolo de Portugal no nosso Brevet, criados para distinguir e personalizar um tipo de soldados, pela sua instrução dura e única em Portugal, de forma a poder essa tropa ser treinada ao mais alto nível operacional do Mundo, para poderem esses militares de Portugal, executar com mais probalidades de êxito, as missões mais diversas e complicadas que pudessem surgir.

Daí a grande exigência na incorporação e seleção desses militares, onde a esmagadora maioria dos que se ofereciam para esta especialidade, eram á partida logo rejeitados nas provas, sendo apenas aproveitados um pequeno número de candidatos.

Mais tarde, durante as várias fazes da sua instrução, ainda eram os mesmos militares confrontados todos os dias e até ao fim da sua preparação, com a exigência cerrada de dar-mos o nosso máximo, nunca vacilar perante nada e existiam metas e avaliações coletivas e individuais que eram seletivas e eliminatórias, onde mesmo entre os melhores ainda ficavam alguns pelo caminho, por não conseguirem os objetivos mínimos que era cumprir todas as fazes da instrução violentíssima com aproveitamento, a que eram sujeitos e que faziam deles e lhe davam o estatuto de um soldado Páraquedista Boina Verde, o orgulho de Portugal e daqueles que conseguiam chegar ao fim da formação com aproveitamento.

Era portanto uma Tropa de Elite, carregada de simbolismo, valores morais e de sociedade que cumpriu com Honra Grandeza e Eficiência, todas as missões nas guerras em que entraram, marcando com o carimbo da dignidade, da eficiência e a própria História de Portugal, com uma marca profunda e única, durante cerca de seis décadas, onde deixamos um legado escrito em páginas de ouro, não existindo até hoje comparações possíveis. 

Os que por lá passaram não têm que se envergonhar do que fomos e do que o ter-mos sido representou, nas nossas vidas futuras, das nossas famílias e dos nossos descendentes.

Hoje tudo mudou!

A meu ver deviam as nossas marcas simbólicas, Brevet, Boina Verde e todos os símbolos que marcaram a nossa época, desaparecer do ativo militar a partir da altura em que se deixaram de formar estes militares de elite, com as características diferenciais que nos distinguiram das outras forças militares até á pouco tempo, fechando assim um ciclo que começou e terminou como quando começamos e acabamos de ler um livro.

Esses símbolos que refiro, deveriam depois do desaparecimento do último verdadeiro Páraquedista Boina Verde, passarem a representar com a sua preservação nos lugares adequados, com toda a força e dignidade devida a esses símbolos, um marco para a posterioridade em museus e na história de Portugal desse tempo.

Ao contrário do que se está a fazer, desejo eu e certamente todos os militares que viveram essa época histórica como eu que os Comandantes Militares de hoje preservassem da poeira do tempo, do desgaste propositado, do vandalismo desenfreado, distorcendo e saqueando a riqueza da verdadeira História de Portugal, destes símbolos sagrados para nós, assim como a dignidade e o reconhecimento devido aos seus intervenientes directos ainda vivos.

Estão esses mesmos símbolos altamente marcantes de uma época e de várias gerações de homens valentes e mártires, únicos em Portugal na idade moderna, a ser deliberadamente desvirtuados, esvaziados do seu conteúdo mais nobre, descontextualizados nos seus valores soberanos para os quais foram criados e treinados, feridos de morte pela falta de continuidade dos valores e da mística imprimida naquele tempo.

Não me incomoda nada que em Portugal possa existir uma força ou mais, como os Rangers, os Comandos, os Fuzileiros Especiais ou outros que tenham a valência operacional de saltar em Paraquedas.

O que me incomoda e não aceito de alguma forma é que se tenha transformado os Gloriosos Páraquedistas Boinas Verdes em tropas Comando, usando exatamente os mesmos símbolos que são nossos, como se fossem uma continuidade do que nós fomos o que na verdade não podem nunca mais ser.

Se os Gloriosos Páraquedistas Boinas Verdes, foram extintos então criem novos símbolos como por exemplo o Brevet e a Boina, para as forças que para além das suas especialidades têm a valência de saltarem em Paraquedas em operações militares.

Exemplo os Comandos sempre usaram a sua Boina Vermelha, os Fuzileiros a Boina Preta e os Rangers ainda usam a Boina Verde alface que sempre usaram e usam um brevet diferente do nosso, assim concordo e acho bem.

Neste caso os Comandos não só ocuparam a nossa Escola, como usam e conspurcam os nossos símbolos sagrados, os cânticos, Brevet e Boina Verde, tentando fazer-se passar por nós Boinas Verdes, quando o seu manejo de armas, instrução, marchar e até a própria mística é completamente diferente da nossa.

Ainda á bem pouco tempo, um Segundo Comandante Comando, com patente de Tenente-coronel a exercer funções na Nossa Escola E.T.P., apareceu de Boina Verde e fardado á Páraquedista Boina Verde Militar, sem omitir ao menos o seu posto e onde estava colocado, a vender e promover sapatos civis no Facebook.

Porque é que não o fez com a Boina Vermelha dos Comandos?

Não será esta atitude mais uma entre muitas, para sujar a imagem dos Gloriosos Páraquedistas Boinas Verdes na sua própria casa?

Isto para mim e penso que para Muitos Páraquedistas Boinas Verdes é inacreditável mas mostra bem o que representa para estes militares a Boina Verde e o seu passado.

Não representa nada!

Imaginem o contrário ou seja, um Comandante Páraquedista Boina Verde, ser colocado no Regimento de Comandos e fazer o mesmo, vender sapatos no Facebook fardado de Comando? Caía o Carmo e a Trindade não acham?

Isto a meu ver nós não devia-mos permitir e até devia-mos nos impor, reclamando junto das instancias superiores militares assim como fazer um boicote geral ao DIA DA UNIDADE, não aparecendo lá ninguém de nós.        

Assistimos assim impunemente ao descrédito premeditado e falacioso ainda em vida, de gerações de verdadeiros Páraquedistas Boinas Verdes e dos nossos símbolos sagrados, assim como ao desmantelamento e deturpação da história, pelos comandantes militares actuais, quando são dados e usados em publico os nossos símbolos sagrados, por militares que não cumpriram o que foi exigido quando do nascimento desta especialidade militar, com todas as suas exigências e características únicas e especiais.

Por tudo isto quero deixar aqui mais um alerta a todos os meus digníssimos Camaradas Páraquedistas Boinas Verdes verdadeiros, para que repudiem e não pactuem com este estado de coisas, não se deixem manobrar por aparências ou saudosismos que nada têm a ver com os Verdadeiros Páraquedistas Boinas Verdes e com o seu passado histórico.

Se deixar-mos andar, colaborando ou pactuando com este estado de coisas, se não mostrar-mos o nosso desacordo e descontentamento pelo que nos estão a fazer atualmente, estamos a ajudar e a ser cúmplices da nossa destruição e do nosso passado de Verdadeiros Páraquedistas Boinas Verdes pela omissão.

Estamos a pactuar com quem nos quer destruir e apagar da história, estamos a esquecer os nossos mortos, o sofrimento e as lágrimas de muitas mães e esposas que perderam os seus ente queridos, na flor da idade, as famílias destruídas até hoje e que os governos sucessivos desde o 25 de Abril não reconhecem e fazem de nós os bodes espiatórios, os culpados de guerras onde não pedimos para entrar.

Estamos a esquecer e ser coniventes com quem deixa morrer na mais profunda miséria os nossos camaradas e suas famílias que ainda hoje sofrem na pele e na alma, o terem um dia servido Portugal, onde contraíram doenças desconhecidas na altura, mas que agora os governantes conhecem bem, mas ignoram, estando apenas á espera que morramos todos.

EU RECUSO-ME DESDE Á UM ANO PARA CÁ, A PACTUAR COM ESTE ESTADO DE COISAS, NUNCA MAIS ENTREI POR LIVRE VONTADE NA E.T.P. , NÃO VOU A CERIMÓNIAS LÁ E NÃO PRETENDO LÁ IR NO DIA DA UNIDADE, APOIAR QUEM SÓ NOS TEM PREJUDICADO, OCUPA O NOSSO ESPAÇO E DELAPIDA A NOSSA IMAGEM.

Aos encontros de verdadeiros Páraquedistas Boinas Verdes vou a todos os que puder, porque vou confraternizar com os meus digníssimos Camaradas Páraquedistas Boinas Verdes, vou ver os meus irmãos verdadeiros, moldados no sofrimento e marcados para a eternidade com o nosso sangue comum, vou pelo convívio, a E.T.P. a mim já não me diz nada e não alimento clientelas falsas e os seus tachos, por muito bem-falantes que sejam ou que se queiram dissimular.

QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM
ESTES MILITARES ABAIXO SÃO VERDADEIROS PÁRAQUEDISTAS A MARCHAR?

E ESTES EXISTE ALGUMA DIFERENÇA?




1 comentário:

João Lourenço disse...

Viva camarada! Cuidado, a tua opinião não está correcta. A boina verde é e será sempre um dos símbolos dos pára-quedistas e esse símbolo não se perderá. Só os pára-quedistas e os fuzileiros usaram boinas distintas no ultramar. As Operações Especiais usavam a boina castanha, que mais tarde passou a ser generalizada em todo o Exército, só começaram a usar a boina Verde Seco em finais dos anos 80, mas tem a particularidade de os fitilhos não serem pretos (como nos Páras, Comandos e Fuzos) mas um verde e outro vermelho igual à boina castanha. Os Comandos também usavam a boina castanha, com excepções em umas companhias que usaram boina vermelha ou camuflada, só em 1975 passaram a usar boina vermelha. Nenhuma força especial quer o fim dos pára-quedistas nem quer usar símbolos que não lhe pertence, todavia se alguém usou símbolos a que não tinha direito, quem assistiu tinha a obrigação de denunciar, e segundo os regulamentos militares a punição não passaria ao lado. Sempre haverá alguém que fará essas idiotices (seja que símbolo for, mesmo o mais estranho). Como tal, deves passar a ir a Tancos porque é será sempre a nossa casa, agora não podemos entrar em pequenas provocações ao estilo "nós é que somos os maiores". Temos orgulho em ser Pára, assim como um Fuzo tem orgulho em ser Fuzo, um Comando em ser Comando e um Ranger em ser Ranger. Lembra-te qualquer Pára pode conseguir (ou não) tirar outro curso de força especial, assim como um outro conseguirá (ou não) conquistar a Boina Verde. Temos orgulho em ser Pára, e pronto! Quem sabe o que isto é sabe, quem não sabe, soubesse! Um abraço!

GUERRA DE ÁFRICA - O VIETNAN PORTUGUÊS - AS MAZELAS, A IGNORANCIA DOS CHEFES MILITARES DE HOJE

GUERRA COLONIAL PORTUGUESA

REPOUSANTE E MAGNÍFICO

MENINO PRODÍGIO COM APENAS SETE ANOS JÁ CONSEGUE ESTA MARAVILHA

BALADA PARA OS PÁRAQUEDISTAS - MUITO BONITO

FADO DOS PÁRAQUEDISTAS MUITO BONITO!

CONFISSÃO - AVERDADE NUA E CRUA

MILIONÁRIOS INDIGNADOS - VEJAM MUITO BONITO

COMO VAI O EURO! O BURACO ONDE ESTAMOS METIDOS

ESPECTACULAR - SOU DA GERAÇÃO DO BASTA

FUI Á TROPA FUI Á TROPA